Um bom vinho argentino

Um bom vinho argentino é feito por boas uvas argentinas, que por sua vez são cultivadas por bons argentinos e boas argentinas. Há quem diga que o castellano, este idioma que cruzou o Atlântico vindo de Castela, indo parar bem ali na boca dos hermanos, há quem diga que é ele o possuidor das mais belas e apropriadas palavras a serem empreendidas no diálogo com as uvas. Coisa que a galera do sapato lustrado diz que só os descalçados fazem. Eu apenas lamento, pois soubessem eles da importância do castellano para a boa qualidade do vinho argentino, estariam agora mesmo a plantar parreiras e a estudar a língua de Borges.

Eu – que já não sou mais eu -, em áureos tempos, já pude desfrutar da beleza e da doçura do castellano. Nunca, é verdade, acompanhado de um bom vinho argentino, costume que só agora, com o cronômetro da vida marcando um quarto de século, me disponho a experienciar com mais frequência. Mas, ainda assim, aquelas eram boas manhãs, agradáveis tardes, e noites mais que aprazíveis. Bons tempos que não voltam mais, diria o saudosista. Bons tempos que foram bons porque foram únicos, porque cravados num período histórico em que a globalização une pontos que até então eram inuníveis – e perceba que há poesia nisso aí.

Alguém já atribuiu a Roland Barthes uma frase que não me lembro muito bem qual era, mas que refletia sobre a fotografia e a relação do homem com a memória. Era uma frase bonita e contundente, como costumam ser essas frases de se escrever em paredes de faculdade, em antecapas de trabalhos acadêmicos. É engraçado como a literatura, esta senhora já oitentona mas que nunca sai de moda, me faz as vezes da fotografia de Barthes.

Pois é só ela capaz de me lembrar, com grande riqueza de detalhes, do bom vinho argentino o qual nunca tive a honra de tomar.

Deixe um comentário

