Brasil, um país de surdos?

por Bernardo Marquez

No quarto de um apartamento do 9˚ andar em plena Avenida Paulista em São Paulo os automóveis reinam. As sirenes, apesar de momentâneas, nada discretas e opressoras, pontuam manhãs, tardes e noites sem distinção. O vento tranquilo não existe. Ou é o bafo grave que sobe do metro, ou o vestígio de energia do ônibus, ou será um avião? Se for chuva forte com trovão a janela vibra. Um helicóptero faz vibrar o apartamento inteiro. Um pássaro? Não, era o apito de um guarda que faz acalmar uma fila de freios agudos que rasgam pneus e tímpanos. A orquestra sinfônica de uma construção só não é mais harmônica pois uma britadeira solo mascara seus demais companheiros menos privilegiados.

Faz-se vibrar. Se daqui de cima o caos está na briga pelo primeiro plano, um passeio pela cidade confirma a potência sonora dos transportes públicos. O estresse do paulistano é um estresse sonoro. Não há espaço para um pensamento tranquilo. Wagner disse: “O homem voltado para o exterior apela para o olho; o homem interiorizado, para o ouvido”. “Outdoors” já foram proibidos e a poluição visual agradece. Quantos anos ainda teremos de indiferença à poluição sonora? A palavra silêncio se desintegra a cada dia, não existe um significado. Para tampar o sol com a peneira não dou dez anos para que os postos de saúde passem a distribuir protetores auriculares gratuitamente. Resolve?

O massacre a audição. A auto-mutilação cotidiana em forma de fones de ouvido. Qual é o  seu ponto de escuta? Intensidade: qualidade do som, da velocidade do tempo. O progresso regride na indiferença da percepção acústica e se impõe com o barulho. Façamos silêncio para uma revolução.

Berna Marquez

Anúncios

2 Responses to Brasil, um país de surdos?

  1. Lydia disse:

    “O estresse do paulistano é um estresse sonoro”, muito verdade… adorei o texto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: