Gente estranha, num mundo esquisito

O mundo continua esquisito como sempre, com falhas geográficas, lama vulcânica, degelo no Ártico e ornitorrincos. Já as pessoas, bem; estas seguem mais e mais estranhas, como se esforçassem para serem assim

 

Engana-se aquele que acha que conhece o outro bem. Essa condição praticamente inexiste, assim como essa figura do “outro”. A experiência mundana tem servido pra mostrar que mais e mais a Terra se preenche de pessoas cuja característica principal é a imprevisibilidade. Não que todos os seres sejam assim, faça-se a ressalva; mas a chance de você cruzar com esse tipo de alguém durante a vida cresceu exponencialmente. Ainda que não saiba com certeza absoluta sobre o comportamento dos humanos em tempos passados, posso assegurar que no meu passado era diferente. Afinal, quando crianças todos somos espontâneos, inclusive em nossas relações, e não há muito espaço para dissimulações de longo prazo. Já nós adultos, talvez por instinto de sobrevivência (profissional, social, amoroso), precisamos lançar mão de nossas qualidades teatrais pra tocar o jogo, nutrir o enredo, manter aquela situação do jeito que está só porque a idealizamos, mesmo que no fundo saibamos que não era bem aquilo. E aí quando ela chega no nível do insustentável, quando nem mesmo a nossa dissimulação é capaz de lidar com a bomba, ligamos o foda-se, jogamos as artes cênicas às favas, e tomamos uma atitude imprevísivel; não para nós, é evidente, pois a larva daquela atitude já crescia dentro de nós há tempos; mas sim para aqueles que nos cercavam e que até então acreditavam piamente no personagem que insistíamos em encenar.

As pessoas são movidas a que? Razão, hormônios, horóscopo de jornal? Não se sabe, talvez um pouco de cada, mas, mais e mais, sinto que a ênfase se dá no terceiro.

Anúncios

One Response to Gente estranha, num mundo esquisito

  1. naoexistemprofetas disse:

    expressou-se bem e compartilho com essas linhas. é a vida se mostrando a cada dia. e sentimento é…bicho doido!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: